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Dia Nacional da Matemática

Lake.
06/05/2025

 

Hoje, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional da Matemática, uma forma de simbolizar a importância e os impactos dessa ciência em nossas vidas. 

 

DESENVOLVIMENTO E INÍCIO DA "LENDA"

 

Segundo alguns historiadores, a matemática foi descoberta e desenvolvida para solucionar problemas lógicos e encontrar razões para estados físicos do mundo. Desde a representação de um simples número “1” até equações complexas com variáveis como “x” — a letra mais utilizada para simbolizar valores desconhecidos. 

No início, a matemática era usada para contabilizar pessoas, medir terras e realizar trocas comerciais. Diversos povos de diferentes continentes usavam métodos distintos até que, com o tempo, surgiram padrões universais

Você provavelmente se lembra das aulas de história falando sobre as pirâmides do Egito, obras que exigiram conhecimentos de matemática e geometria. Os indígenas contribuíram com a criação do conceito de zero, essencial para o sistema decimal. Já os árabes foram responsáveis pelo avanço da álgebra, que tem aplicações até hoje em áreas como computação, engenharia, física, arquitetura e criptografia. 

 

HABBLET E SEUS COMPORTAMENTOS COM A MATEMÁTICA

 

Existem dezenas, centenas ou milhares de situações em que a matemática está presente no seu dia a dia sem que você perceba — especialmente se você já jogou Habblet. A seguir, alguns conceitos matemáticos usados no jogo:  

 

TEOREMA DE PITÁGORAS (8° ANO)

 

Você já deve ter ouvido falar da fórmula:  

a² + b² = c² 
 

Essa fórmula é usada no cálculo da hipotenusa de um triângulo retângulo. No Habblet, ela aparece no controle de movimentação dos personagens: 

V = V * sqrt(2) / 2 
   

Esse ajuste evita que os personagens corram mais rápido na diagonal. Muitos jogos antigos não corrigiam isso, permitindo “glitches” explorados por speedrunners, como 

  • Pokémon (gerações iniciais)
  • GoldenEye 007
  • Doom
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Minecraft
  • Super Metroid
  • Undertale
  • Celeste
  • Super Mario 64
  • Hollow Knight 

 

Além disso, técnicas como Bunny Hopping, vistas em jogos como CS 1.6 e Portal, exploram esse mesmo princípio. 

 

PLANO CARTESIANO (9° ANO)

 

Se você já trabalhou com desenho técnico, arquitetura ou jogos, conhece o plano cartesiano (X, Y, Z). No Habblet, ele é essencial para:  

  • Posicionar mobílias (mobis);
  • Calcular distâncias entre objetos ou jogadores;
  • Criar colisões com mecanismos. 


O Habblet usa uma projeção isométrica, que dá a ilusão de profundidade. Isso também está presente em jogos como: 


  • Minecraft
  • Roblox
  • SimCity
  • The Sims 

 

EQUAÇÕES, VARIÁVEIS, RAZÕES E PROPORÇÕES NO HABBLET

 

Equações são expressões matemáticas que relacionam variáveis e constantes. Elas são usadas para resolver problemas que envolvem desconhecidos ou variáveis.  

Opa, variáveis. Não é aquele wired no Habblet? 

Sim, exatamente! 

 

EQUAÇÕES(7° ANO)

 

Nos wireds, praticamente tudo funciona como uma equação para resolver algum problema. As variáveis são fundamentais e podem envolver operações matemáticas como:  

  • Atribuição de valores;
  • Subtração ou soma;
  • Comparações (igual, diferente, maior ou menor). 

Esses elementos são utilizados para criar: 

  • Jogos interativos;
  • Mecanismos de design dentro dos quartos;
  • Lógicas complexas para desafios, enigmas e automações. 

Um exemplo interessante é o cálculo de distância. Ele serve para: 

  • Verificar se o jogador está em uma posição específica (x, y ou z);
  • Checar se objetos estão no mesmo local ou não. 

Construtores experientes usam valores de posição de forma criativa, criando ilusões de ótica e profundidade ao posicionar mobs em locais que parecem estar alinhados, mas tecnicamente estão em posições diferentes.

 

RAZÃO E PROPORÇÃO (6° ANO)

 

A razão compara duas quantidades, enquanto a proporção iguala duas razões. 

No Habblet, essas ideias matemáticas são usadas em várias áreas:  

  • Pixel-artistas aplicam proporções para criar mobílias simétricas e bem proporcionadas;
  • Campanhas temáticas (como Game of Thrones) utilizam proporções para definir quantidades de recompensas, contadores, e sistemas automáticos. 

Essas proporções garantem equilíbrio e coerência no funcionamento das interações, tanto visuais quanto lógicas. 

Matemática no Habblet vai muito além do que parece — dos wireds à arte, tudo está conectado com lógica, razão e proporção! 

 

MATRIZES (2° ANO DO ENSINO MÉDIO)

 

Opa, não é aquele jogo de dois programadores do habblet? Sim, também rsrs. Matrizes são tabelas de números usadas em várias áreas da ciência. No Habblet, aparecem em:  

  • Cálculo de rotação de objetos (efeitos visuais).
  • Criptografia (proteção de senhas).

Dica de segurança: Nunca use senhas óbvias como: 

  • Datas de nascimento;
  • Seu próprio nickname ou nome de usuário (ex: habblet123, xolistotos0);
  • Nomes de pets ou parentes; 

Times de futebol ou palavras comuns (ex: 12345678, password, admin123, B4rbiePink, Coringao1910, AmoAGoHabblet). 

 

CONQUISTANDO O HABBLET COM A MATEMÁTICA

 

A matemática se mostra presente em diversas áreas do Habblet, enriquecendo a experiência do usuário com aplicações práticas e teóricas. Explorar esse conhecimento nos ajuda a compreender melhor o mundo e a desenvolver soluções criativas e eficazes. Portanto, entender como a ciência é aplicada em ambientes virtuais como o Habblet nos permite inovar e participar mais ativamente desse universo digital.  

A matemática, nesse contexto, é muito mais do que uma simples disciplina escolar —  é uma ferramenta poderosa de criação, resolução de problemas e descoberta. 


SITES ÚTEIS E CURIOSOS SOBRE MATEMÁTICA


Notícia feita por: xolisvasi
 



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