Dia Nacional da Matemática
Hoje, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional da Matemática, uma forma de simbolizar a importância e os impactos dessa ciência em nossas vidas.
Segundo alguns historiadores, a matemática foi descoberta e desenvolvida para solucionar problemas lógicos e encontrar razões para estados físicos do mundo. Desde a representação de um simples número “1” até equações complexas com variáveis como “x” — a letra mais utilizada para simbolizar valores desconhecidos.
No início, a matemática era usada para contabilizar pessoas, medir terras e realizar trocas comerciais. Diversos povos de diferentes continentes usavam métodos distintos até que, com o tempo, surgiram padrões universais.
Você provavelmente se lembra das aulas de história falando sobre as pirâmides do Egito, obras que exigiram conhecimentos de matemática e geometria. Os indígenas contribuíram com a criação do conceito de zero, essencial para o sistema decimal. Já os árabes foram responsáveis pelo avanço da álgebra, que tem aplicações até hoje em áreas como computação, engenharia, física, arquitetura e criptografia.
Existem dezenas, centenas ou milhares de situações em que a matemática está presente no seu dia a dia sem que você perceba — especialmente se você já jogou Habblet. A seguir, alguns conceitos matemáticos usados no jogo:
Você já deve ter ouvido falar da fórmula:
a² + b² = c²
Essa fórmula é usada no cálculo da hipotenusa de um triângulo retângulo. No Habblet, ela aparece no controle de movimentação dos personagens:
V = V * sqrt(2) / 2
Esse ajuste evita que os personagens corram mais rápido na diagonal. Muitos jogos antigos não corrigiam isso, permitindo “glitches” explorados por speedrunners, como:
- Pokémon (gerações iniciais)
- GoldenEye 007
- Doom
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
- Minecraft
- Super Metroid
- Undertale
- Celeste
- Super Mario 64
- Hollow Knight
Além disso, técnicas como Bunny Hopping, vistas em jogos como CS 1.6 e Portal, exploram esse mesmo princípio.
Se você já trabalhou com desenho técnico, arquitetura ou jogos, conhece o plano cartesiano (X, Y, Z). No Habblet, ele é essencial para:
- Posicionar mobílias (mobis);
- Calcular distâncias entre objetos ou jogadores;
- Criar colisões com mecanismos.
O Habblet usa uma projeção isométrica, que dá a ilusão de profundidade. Isso também está presente em jogos como:
- Minecraft
- Roblox
- SimCity
- The Sims
Equações são expressões matemáticas que relacionam variáveis e constantes. Elas são usadas para resolver problemas que envolvem desconhecidos ou variáveis.
Opa, variáveis. Não é aquele wired no Habblet?
Sim, exatamente!
Nos wireds, praticamente tudo funciona como uma equação para resolver algum problema. As variáveis são fundamentais e podem envolver operações matemáticas como:
- Atribuição de valores;
- Subtração ou soma;
- Comparações (igual, diferente, maior ou menor).
Esses elementos são utilizados para criar:
- Jogos interativos;
- Mecanismos de design dentro dos quartos;
- Lógicas complexas para desafios, enigmas e automações.
Um exemplo interessante é o cálculo de distância. Ele serve para:
- Verificar se o jogador está em uma posição específica (x, y ou z);
- Checar se objetos estão no mesmo local ou não.
Construtores experientes usam valores de posição de forma criativa, criando ilusões de ótica e profundidade ao posicionar mobs em locais que parecem estar alinhados, mas tecnicamente estão em posições diferentes.
A razão compara duas quantidades, enquanto a proporção iguala duas razões.
No Habblet, essas ideias matemáticas são usadas em várias áreas:
- Pixel-artistas aplicam proporções para criar mobílias simétricas e bem proporcionadas;
- Campanhas temáticas (como Game of Thrones) utilizam proporções para definir quantidades de recompensas, contadores, e sistemas automáticos.
Essas proporções garantem equilíbrio e coerência no funcionamento das interações, tanto visuais quanto lógicas.
Matemática no Habblet vai muito além do que parece — dos wireds à arte, tudo está conectado com lógica, razão e proporção!
Opa, não é aquele jogo de dois programadores do habblet? Sim, também rsrs. Matrizes são tabelas de números usadas em várias áreas da ciência. No Habblet, aparecem em:
- Cálculo de rotação de objetos (efeitos visuais).
- Criptografia (proteção de senhas).
Dica de segurança: Nunca use senhas óbvias como:
- Datas de nascimento;
- Seu próprio nickname ou nome de usuário (ex: habblet123, xolistotos0);
- Nomes de pets ou parentes;
Times de futebol ou palavras comuns (ex: 12345678, password, admin123, B4rbiePink, Coringao1910, AmoAGoHabblet).
A matemática se mostra presente em diversas áreas do Habblet, enriquecendo a experiência do usuário com aplicações práticas e teóricas. Explorar esse conhecimento nos ajuda a compreender melhor o mundo e a desenvolver soluções criativas e eficazes. Portanto, entender como a ciência é aplicada em ambientes virtuais como o Habblet nos permite inovar e participar mais ativamente desse universo digital.
A matemática, nesse contexto, é muito mais do que uma simples disciplina escolar — é uma ferramenta poderosa de criação, resolução de problemas e descoberta.
- Toda matéria: História da Matemática
- Criptografia
- JOGOS ISOMÉTRICOS: COMO ELES SÃO CRIADOS?
- How to fix your diagonal movement
- VOCÊ anda mais RÁPIDO na DIAGONAL nos JOGOS? - YouTube
- Why to Normalize movement in game dev
- O que é Machine Learning?
- What is a matrix? Where does it come from and what is it for?
Notícia feita por: xolisvasi